Rali da Argentina: As melhores imagens da festa Toyota com Tanak
Ott Tanak dominou o Rali da Argentina. Venceu 10 dos 18 troços da prova e garantiu a sua terceira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis e a primeira com a Toyota Gazoo Racing WRT.
Sébastien Ogier (Ford Fiesta) começou por impressionar primeira passagem por Las Bajadas (PC 2). Andreas Mikkelsen (Hyundai i20) passou pelo comando em Yacanto (PC 3) e Santa Rosa (PC 4), mas perdeu terreno com um furo. Dani Sordo (Hyundai i20) venceu a PC 5 (Fernet Branca), onde o estónio da Toyota subiu ao primeiro lugar da geral, e a partir daí dilatou a sua vantagem para 22,7 s face a Kris Meeke (Citroën C3). Neuville (+28,6 s), Sordo (+ 29,5 s) e Ogier (+36,4 s) terminaram a etapa inicial nas posições seguintes.
Apesar do bom desempenho do Toyota de Tanak, nem tudo corria bem na equipa. Esapekka Lapi perdeu muito tempo com um furo e Jari-Matti Latvala ficou pelo caminho logo na PC3, onde "atropelou" uma pedra e danificou a suspensão do Yaris.
Ott Tanak manteve o ritmo no início da segunda etapa e foi o mais rápido nos três primeiros troços que compunham a ronda inicial do dia. Atrás de si, a luta pelo segundo lugar estava ao rubro entre Kris Meeke e Thierry Neuville, que chegou à segunda posição na PC 11 (Cuchilla Nevada-Rio Pintos). Craig Breen (Citroën C3) capotou e perdeu bastante tempo.
Na terceira etapa, as duas passagens por El Condor (16,43 km) e por Giulio César-Mina Clavero (22,41 km) totalizaram 35,27 km, mas a classificação geral estava mais ou menos consolidada, salvo algumas questiúnculas pontuais como a diferença de 6,2 s entre Esapekka Lapi e Elfyn Evans (Ford Fiesta), que deixava em aberto a questão do sexto lugar, ou os 14,8 s que separavam Ogier e Mikkelsen, candidatos ao quarto posto.
A primeira das duas passagens por El Condor mostraram a Hyundai interessada em maximizar o número de pontos para o campeonato de construtores, ou melhor dizendo – roubar pontos à M-Sport. Mikkelsen, sem pontuar para os construtores, atacou para tentar surpreender Ogier, mas nos 16,43 km o campeão do mundo só cedeu meio segundo.
Na segunda passagem por El Condor, a "finalíssima" do Rali da Argentina, o francês mostrou que o título de campeão do mundo não é fruto do acaso. Foi o mais rápido, passou Mikkelsen "à justa" (-0,2s) e conservou o quarto lugar da geral, mas foi batido por Neuville, que ganhou o bónus de cinco pontos da super-especial, aproximando-se da liderança do campeonato e está a 10 pontos do vencedor de Monte-Carlo, México e França.
Mas, estratégias à parte, foi Ott Tanak quem fez a festa. Perdeu duas dezenas de segundos com um pião no primeiro dia, mas a partir daí marcou o ritmo da prova e foi inteligente no último. O furo que atirou o seu companheiro Esapekka Lapi do sexto para o oitavo lugar nas primeiras curvas do primeiro troço do derradeiro dia foram um alerta e preconizaram cautela...
Classificação final
Piloto |
Veículo |
Tempo / Dif. |
|
1º |
Ott Tanak/M. Jarveoja |
Toyota Yaris WRC |
3h 43m 28,9 s |
2º |
Neuville/Gilsoul |
Hyundai i20 WRC |
+37,7 s |
3º |
Dani Sordo/Del Barrio |
Hyundai i20 WRC |
+1m 15,7 s |
4º |
Ogier/Ingrassia |
Ford Fiesta WRC |
+1m 58,6 s |
5º |
Mikkelsen/Synnevaag |
Hyundai i20 WRC |
+2m 02,6 s |
6º |
E. Evans/D. Barritt |
Ford Fiesta WRC |
+3m 06,3 s |
7º |
K. Meeke/P. Nagle |
Citroën C3 WRC |
+3m 25,7 s |
8º |
Lappi/J. Ferm |
Toyota Yaris WRC |
+4m 32,6 s |
9º |
Suninen/Markkula |
Ford Fiesta WRC |
+5m 38,6 s |
10º |
Tidmand/Dresler |
Skoda Fabia WRC2 |
+12m 15,8 s |
"MUNDIAL" DE EQUIPAS – 1º Hyundai, 144 pontos; 2º M-Sport Ford, 129; 3º Toyota Gadzoo, 124; 4º Citroën Total Abu Dhabi WRT, 93; etc.
"MUNDIAL" DE PILOTOS – 1º Sébastien Ogier, 100 pontos; 2º Thierry Neuville, 90; 3º Ott Tanak, 72; 4º Andreas Mikkelsen, 54; 5º Dani Sordo, 45; 6º Kris Meeke, 43; 7º Esapekka Lappi, 40; 8º Jari-Matti Latvala, 31; 9º Elfyn Evans, 26; 10º Craig Breen, 20; 11º Sebastien Loen, 15; 12º Hayden Paddon, etc.